Mês: janeiro 2020

Prisão de ventre: problema comum que tem solução natural

Prisão de ventre: problema comum que tem solução natural

Você já se sentiu com dificuldade para evacuar durante dias, sentindo dor ou inchaço abdominal nesse período? É muito provável que você esteja com prisão de ventre. Esse é um distúrbio que tem como causas a dieta pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos, sedentarismo e consumo excessivo de proteína animal.

O transtorno tem como nome constipação ou obstipação intestinal. Faz-se esse diagnóstico quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana. Mas não somente a frequência de ir ao banheiro é importante. O esforço para evacuar, fezes endurecidas ou “em bolinhas”, sensação de evacuação incompleta e sensação de obstrução na saída das fezes também são importantes para se diagnosticar a constipação mesmo quando a evacuação ocorre mais de 2 vezes na semana.

Esse tipo de problema acontece mais em mulheres, especialmente durante a gravidez, nas crianças e nos idosos. Pode ocorrer associado mal-estar, gases e distúrbios digestivos. É muito comum também a associação de distúrbios psiquiátricos com a prisão de ventre.

Eu tenho prisão de ventre?

É comum as pessoas se queixarem de que o intestino não funciona regularmente em ambientes estranhos ou quando quebram a rotina, isso devido a viagens ou lugares diferentes de casa, como shoppings, residências de outras pessoas, entre outros lugares. Essa alteração, porém, costuma desaparecer tão logo a pessoa retome suas atividades habituais.

Alguns critérios são utilizados para se ter o diagnóstico de constipação como o tempo em que vem ocorrendo os sintomas e com que frequência eles ocorrem. Por isso, é importante observar e consultar um médico especialista sempre que se nota alguma alteração na evacuação.

 

Tipo de tratamento

É imprescindível antes de qualquer tratamento, a avaliação médica. O aparecimento da prisão de ventre pode ser o primeiro sintoma de uma outra doença como um tumor no intestino.
Na maioria das vezes, a mudança no comportamento é suficiente para resolver o problema.
A primeira medida é corrigir a alimentação.  A ingestão de refeições com mais fibras (legumes, verduras, frutas, cereais integrais, etc.), de farelos em pó misturados aos alimentos ou diluídos em água ou em sucos e de suplementos com fibra na forma de biscoitos ou sachês ajuda bastante.
A segunda é beber bastante líquido (aproximadamente dois litros por dia, se não houver contraindicação médica, pois pessoas com insuficiência cardíaca ou renal, por exemplo, podem não tolerar esse volume de líquido).
Outras medidas para o bom funcionamento dos intestinos incluem praticar atividades físicas, mastigar bem os alimentos, respeitar os horários das refeições, postura correta na evacuação, obedecer aos reflexos e ir ao banheiro sempre que sentir vontade.
Em situações especiais pode ser preciso a prescrição de medicamentos ou lavagens pelo seu médico.

 

leia mais