Mês: junho 2020

O que é doença celíaca?

A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, uma doença autoimune. A falta de uma enzima responsável por quebrar o glúten faz com que ele não seja processado direito, se acumulando no interior do intestino. Assim, o sistema imune reage atacando a mucosa do intestino delgado, isso causa lesões e prejudica o funcionamento do órgão.

O que é glúten?

É uma proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte.

Quais os sintomas da doença celíaca?

Irritabilidade, distensão abdominal, aumento dos gases, anemia, osteoporose, diarreia, náusea, perda de peso, lesões na pele, entre outros. Outras doenças autoimunes também podem estar associadas por uma ativação desordenada do sistema imunológico.

Intolerância a glúten e doença celíaca são a mesma coisa?

Não. Algumas pessoas têm uma sensibilidade ao glúten, com sintomas parecidos. Porém, sem a característica de doença autoimune e sistêmica. Na intolerância, o glúten mal digerido gera gases, distensão abdominal, dores e diarreia, mas não ocorre lesão nas vilosidades do intestino e não há consequências ao sistema imune.

A doença celíaca aparece somente em crianças?

Geralmente os primeiros sinais aparecem na infância, quando se inicia a ingestão de alimentos que contem glúten. Porém, há casos que o diagnóstico é realizado na vida adulta, já com sintomas graves decorrentes da má absorção de nutrientes pelo intestino lesado.

Como é feito o diagnóstico?

Ao suspeitar do diagnóstico, o médico deve solicitar marcadores no sangue que são anticorpos relacionados a doença celíaca. No caso da presença desses anticorpos, realiza-se uma endoscopia com biópsia do duodeno para confirmação do diagnóstico. A pesquisa genética também pode auxiliar neste diagnóstico

Todos os pacientes com doença celíaca têm diarreia?

Não. Alguns não apresentam nenhum quadro intestinal. Os sintomas podem ser por exemplo uma dermatite, anemia ou osteoporose. Durante a investigação desses quadros faz-se o diagnóstico de doença celíaca.

Se não tenho sintomas gastrointestinais posso ingerir glúten?

Não. Mesmo quando não há sintomas, o paciente celíaco deve evitar o consumo de glúten. Essas pequenas ingestões ou “contaminações” a longo prazo podem trazer danos ao organismo.

Existe uma quantidade segura que o paciente celíaco pode ingerir?

Não. Pequenas ingestões levam a inflamações no intestino que vão destruindo as vilosidades e com o tempo acarretam uma disfunção na absorção de nutrientes.

Existe tratamento?

A única forma de tratar a doença é eliminando totalmente o glúten da dieta. É importante que o paciente entenda que mesmo não apresentando sintomas, se consumir a proteína haverá lesão intestinal, que no futuro trará sérios danos a sua saúde.