O que são hérnias incisionais? Devo me preocupar?

Diversos problemas de saúde necessitam de uma intervenção cirúrgica, e mesmo que o risco de surgir alguma complicação seja pequeno atualmente, a chance ainda existe, e uma dessas complicações é a hérnia incisional.

Hérnias incisionais ocorrem em um local que foi operado anteriormente. A cicatrização inadequada ou o excesso de tensão na ferida leva ao desenvolvimento da hérnia.  Com o avanço da medicina, a cirurgia por via laparoscópica diminuiu o risco do aparecimento das hérnias, já que os cortes são menores.

Geralmente, esse problema ocorre devido a uma infecção da ferida cirúrgica, entretanto, existem outros fatores que podem aumentar o risco de surgimento das hérnias incisionais, como por exemplo:

• Obesidade;
  • Desnutrição;
  • Diabetes;
  • Idade avançada.

Como saber se tenho hérnia incisional?

De um modo geral, a hérnia fica visível para o paciente conforme a protusão vai crescendo. Contudo, mesmo que algumas não sejam notadas visualmente, acabam causando dor ou podem até mesmo gerar uma complicação. Caso um segmento do intestino entre na ferida, pode ocasionar uma obstrução ou necrose da alça intestinal. Nesse caso, o paciente teria que ser submetido a um tratamento de urgência.

Como tratar esse problema?

O tratamento necessita de uma intervenção cirúrgica, onde o médico fechará a hérnia e colocará uma tela de reforço na parede abdominal. O tempo da cirurgia varia em cada paciente, já que o tamanho e a localização da hérnia são fatores determinantes. Além disso, a obesidade também atrapalha o procedimento, sendo necessária a perda de peso prévia na maioria das vezes.

Caso apresente sinais de que está desenvolvendo o problema, o paciente não deve adiar o tratamento, pois quanto maior for a hérnia, maior será a dificuldade do procedimento de remoção.

Após o tratamento, complicações como sangramentos ou infecções podem surgir no local. Além disso, não é incomum que haja o retorno da hérnia na região que foi tratada. Para evitar que isso ocorra é necessário que o paciente fique em repouso, use cintas e siga as orientações dadas pelo seu cirurgião.