Sangramento anal: como identificar e tratar para um organismo mais saudável?

As pessoas se assustam muito quando se fala sobre sangramento anal. Esse sintoma pode aparecer igualmente entre homens e mulheres, principalmente entre os mais jovens (com menos de 40 anos).
Hoje, vamos falar mais especificamente do sangramento anal vermelho vivo, o qual podemos denominar hematoquezia. Entre as principais causas intestinais estão a angiodisplasia (má formação de vasos sanguíneos), a doença diverticular dos cólons (bolsas na parede do intestino), infecções ou doenças inflamatórias do intestino e pólipos (lesões intestinais). As doenças anais mais comuns que cursam com esse sintoma são as hemorroidas e as fissuras anais. O sangramento causado por doenças anais pode vir acompanhado de dor, ardência ou inchaço.
No caso da fissura anal, geralmente ela aparece em razão do aumento da consistência das fezes, gerando um trauma e uma ferida no local. Dessa forma, a musculatura se contrai, reduzindo a perfusão de sangue na região. Os sintomas continuam por causa da ferida que não cicatriza.

Como identificar o sangramento anal?
Por ser um vermelho vivo, assusta o paciente ao perceber a coloração. Pode ocorrer junto às fezes, sujando o papel higiênico ou pingando após a evacuação. Menos comum, porém também preocupante, o sangramento pode acontecer de forma espontânea, não associado à evacuação.

Como diferenciar?
Como o trato digestivo é um tubo contínuo que vai da boca ao ânus, qualquer sangramento ao longo dele pode provocar o aparecimento de sangue nas fezes ou causar sangramento anal. O sangramento da porção mais superior do aparelho digestivo (como a boca, o esôfago e o estômago) frequentemente estão associados a ulcerações e podem causar vômitos sanguinolentos ou o aparecimento de fezes escuras (semelhante à borra de café). Quanto mais vermelho o sangue, mais baixo se localiza o problema.

Quais são as recomendações?
– Procure manter uma dieta saudável, a base de frutas frescas e vegetais;
– Ingira bastante líquido, preferencialmente, água;
– Não exagere no esforço para evacuar e não permaneça sentado no vaso sanitário por muito tempo.

Qual profissional buscar?
É imprescindível procurar um médico proctologista na presença de um sangramento agudo ou persistente. Doenças benignas que cursam sem maiores problemas aos pacientes são as principais causas de sangramento. Porém outras patologias precisam ser afastadas, principalmente o câncer de cólon e reto.